quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Uma jovem morta, uma carta deixada em latim, um mistério sem explicação...

A história começou na última sexta-feira (15) quando a família de L.A. ficou preocupada e postou um pedido de apoio uma vez que a filha não teria voltado do trabalho e estaria desaparecida. O pedido de ajuda foi colocado nas redes sociais. Infelizmente, no domingo a noite, o corpo da jovem foi encontrado no setor de arquivo da empresa RPS, onde trabalhava, no centro de São Carlos.

Quem teria encontrado o corpo de L. foi uma mulher de 39 anos, que foi à sede da empresa se empenhar na busca pela jovem. Entretanto, alguns outros sites da cidade apontam que teria sido o vigia da empresa. Vamos considerar que tenha sido a suposta mulher de 39 anos, cujo nome não foi divulgado. Ela teria encontrado a jovem com um pedaço de tecido amarrado no pescoço, pendurado na janela, em cima de uma escada.

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi ao local e constatou sua morte. Aparentemente teria a causa da morte teria sido suicídio, mas existem muitas coisas estranhas sobre essa morte. Vamos comentar sobre alguma delas.


A Carta "Supostamente de L. A." em Latim

Primeiramente, L. deixou uma carta manuscrita, escrita em latim, considerada uma língua morta, mas ainda ensinada em muitas faculdades. L. tinha apenas 15 anos e todos ficaram espantados com sua repentina e prematura morte. A principio, muitos acreditam que a carta não tenha sido escrito pela jovem, e talvez tenha sido necessário a ajuda do Google Tradutor.

Até o momento, não existe uma tradução oficial dela, mas algumas pessoas conseguiram entender algumas coisas. Ela apresentaria uma série de elementos místicos, uma mistura de interpretações religiosas, desabafos, relacionamento e família. A carta começa com um título que chama a atenção: Enviados. Ela também ressalta que não foi ouvida pelos que ama.

A carta faz menção a algum tipo de profecia, fala de mente perturbada, busca algumas explicações e ainda faz referência a necessidade de amor, de princípios familiares e da obrigação a obediência ao evangelho.

Em outro trecho da carta existem menções a algum tipo de rejeição, que possivelmente pode estar relacionado a um determinado relacionamento afetivo da jovem. Outro ponto que chama a atenção em uma "análise previa da carta" é a jovem menciona "uma mente cansada e fraca, uma paixão não perturbada (...) preparou para nós". Cheia de mistérios a carta termina falando sobre o belo coração delinquente e cita novamente a palavra evangelho.

Atualização 20/01/2016: Algumas pessoas fizeram a tradução da carta. Selecionei a feita pelo usuário "dogpupe". Confira abaixo...

Tava estudando esse caso ontem à noite. Eu estudei Latim na faculdade, e isso aí que a menina escreveu na carta é Latim eclesiástico avançado. O Google tradutor só traduz palavras, e não consegue traduzir normas sintáticas. O Latim é uma língua que as regras sintáticas são complicadíssimas, e a carta da garota está perfeitamente de acordo com as regras, então ela não pode ter feito esse texto no Google tradutor. É impossível um tradutor comum da Internet ter produzido o texto dessa carta, devido à complexidade do conteúdo. Aqui abaixo eu vou deixar minha tradução livre da carta (sujeito a erros)

"Ela concordou. Os ataques tem que ser mais fortes, ela vai lutar.
Enquanto estamos perto, o coração está cinza. Exclamou “não” e perguntou sobre o modo de partir, já que ele governará.
E não obstante em escutar minha voz, as vezes ela olha acima, para ele.
Lembre-se, só uma mente perturbada se apega a aqueles que amam.
Há um ano, teve um sonho. Viu tudo ser seu, desde que enviasse um presente, a vida. Algo inocente, poderia ser um desastre.
Ela tinha a necessidade de um acordo, para poupar o chefe da família, aquele que obedecia o evangelho. Mas tudo na terra há de morrer.
Nada é feito de graça e as dívidas voltam velejando em algum tempo.
Portanto a escolha deve ser feita por si mesmo, a partir daí eu a fiz.
Para a família, o dom de uma menina é de ver e ouvir e sentir.
Felizmente nós conseguimos. Esta alma estava fraca, a mente perturbada não sustentou a paixão pelos céus.
Por isso foi mais fácil trazê-la para o nosso lado. Quando eles atacam, vão até o ultimo resquicio da alma.
Deixo a carta como uma forma de explicação.

GAAP

(embaixo, escrito com uma caligrafia tremida, em português)
AMO VOCEIS"


As Palavras "Amo Voceis" na Carta de Duas Páginas Encontrada com L. A.


No final da carta, é possível notar que estão escritas as palavras "Amo Voceis". A primeira coisa que chama a atenção é o erro grosseiro de português, uma vez que foi escrito "voceis" ao invés de "vocês". Evidentemente, isso nos deixa em dúvida sobre como uma pessoa que comete um erro crasso desse, conseguiria escrever em latim.

Outra coisa que chama a atenção, é que "Amo Voceis" está escrito de uma forma totalmente diferente do conteúdo escrito em latim. Parece ser outra letra, como se outra pessoa tivesse escrito. Está escrito na diagonal, de forma tremida, o v parece o y. É como se alguém estivesse tremendo, seja por medo ou sob efeito de alguma substância. É possível ainda que ela tenha escrito em um lugar que não tinha apoio ou com algum relevo embaixo, como por exemplo, uma caixa de papelão ou de plástico que possua ondulações. Isso não significa que o texto em latim tenha sido escrito no mesmo local, senão estaria tremido também.

Aliás, o texto em latim está escrito em letra de forma, justamente para dificultar que o autor fosse detectado. Parece que foi escrito correndo, porém sabia muito bem o que iria escrever. Em pelo menos dois momentos existem correções feitas em palavras, usando a própria caneta. Supondo que isso fosse algo demoníaco e que o demônio soubesse latim, ele erraria no texto, tentaria corrigir e seguiria em frente escrevendo?

Entretanto, reparem no "pingo" da letra "i" ao longo da carta e depois em "Voceis". Notaram alguma coisa? A distância do pingo do "i" em relação a letra em si, parece ser sempre a mesma. Entretanto, nem todas as letras "i" foram escritas da mesma forma (colocando o "pingo").

Será que uma pessoa escreveu a carta e outra "Amo Voceis"? Será que a jovem escreveu isso em um lugar e quando estava para cometer o ato, resolveu escrever "Amo Voceis" apoiado em alguma superfície com relevo irregular?

Atualização 20/01/2016:"AMO VOCEIS" pode não ser erro de grafia, pois em latim significa "EU AMO A VOZ DELA"...

Repare nos acentos da letra i e veja que são consistentes. Provavelmente "Amo Voceis" foi escrito apoiado em uma superfície irregular ou no ar mesmo.


A Carta Supostamente Assinada por "GAAP"


A carta aparentemente está assinada com o nome "GAAP".

De acordo com o site Wikipedia, na demonologia, Gaap seria um poderoso "Príncipe e Grande Presidente do Inferno", comandando sessenta e seis legiões de demônios. De acordo com os grimórios da Chave Menor de Salomão, ele é o Rei e o Príncipe da região sul do inferno e da Terra e de acordo com a Pseudomonarchia Daemonum, o Rei da região Oeste e é tão Poderoso como Beleth. 

Gaap controlaria especificamente o elemento de água e reina sobre ao elemento de água ou a "água dos demônios". Se isso for realmente consistente com o que se conhece na demonologia, não seria mais "coerente" uma morte por "afogamento" do que por "enforcamento"?

Gaap ainda ensinaria a  Filosofia e todas as Ciências Liberais, podendo causar amor ou ódio e tornar os homens insensíveis, entregando seus próprios familiares, e ensinando-lhes a consagrar coisas que pertencem ao domínio de seus subordinados. Daria respostas verdadeiras relativas aos assuntos do passado, presente e futuro, e poderia levar os homens e as coisas rapidamente a partir de uma "nação" para outra. De acordo com alguns autores que ele poderia tornar os homens ignorantes.

Ele tambem seria o demônio que colocou a disputa no mundo. Primeiramente nao existiria disputas ou rivalidade, então ele teria introduzido a batalha na terra por puro capricho. Segundo ele seria uma espécie de diversão para os homens, o que mais tarde virou qualquer espécie de duelo, rixa e sofrimento, trazendo assim muitas infelicidades para toda a terra. Por isso abandonou ele teria abandonado seu posto de anjo e passou a ser um demônio, sendo descrito por fim como se tivesse uma forma humana.

Não podemos atestar a veracidade do que foi descrito acima, visto que nosso objetivo é apenas dar uma visão geral sobre o que poderia significar "Gaap". Muito embora isso pudesse ser usado como uma espécie de "vantagem" ou "simulação" caso alguém quisesse fazer parecer que L. tivesse cometido suicídio em virtude de um eventual pacto demoníaco.



Carta foi assinada com a palavra "Gaap"

A Estranha Foto Supostamente de L. Fazendo Uma "Figa" Em Uma de Suas Mãos


O corpo de L. foi encontrado com braço que estaria erguido em relação ao seu corpo e ao menos uma das mãos acima do ombro. Na mesma ela estaria fazendo uma "figa". No Brasil, esse sinal com a mão simboliza os desejos de boa sorte. Hoje em dia o mesmo é utilizado como amuleto contra olho gordo na crença de que o obsceno distraia o mal. Soa estranho isso, não é? Entretanto, a figa, originalmente um amuleto italiano, chamado de "Mano Fico", também era usada pelos etruscos na era romana. "Mano" significa mão e "Fico" ou "Figa" é a representação dos genitais femininos, e era associado a fertilidade e erotismo. O polegar faz alusão ao órgão sexual masculino.

A figa também pode ser um gesto feito com as mãos, onde o dedo médio e o indicador se cruzam. Este tipo de figa também é utilizado, na maioria dos países ocidentais, como um sinal de proteção contra doenças e coisas ruins em geral. Esse modo de fazer a "figa" surgiu durante as perseguições que os cristãos sofriam no começo do Cristianismo, entre o século I e IV. O gesto simbolizava sutilmente um sinal da cruz, porém sem atrair muita atenção para que não fossem atacados.

A figa chegou ao Brasil através da colonização europeia, não demorando para ser incorporada às religiões afro-brasileiras como um símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Segundo os crentes destas religiões, a figa é um amuleto que ajuda a "fechar o corpo" da pessoa contra as forças do mal, garantindo proteção aos seus portadores.

No entanto, não são em todos lugares que a figa é vista como um símbolo de proteção. Na Turquia a figa é interpretada como um gesto obsceno e ofensivo, por representar o ato sexual de maneira vulgar e banal. 

Especialistas ouvidos pelo site "Front São Carlos" teriam dito que no caso de enforcamento, antes mesmo da pessoa morrer há um desmaio e consequentemente uma certa flacidez da musculatura, logo seria natural os braços estarem caídos e não erguidos acima do ombro. Sendo isso verdade, por mais que não sejamos especialistas nesse assunto, por que a jovem estaria fazendo uma "figa"? Este é mais um dentre tantos outros pontos a serem questionados.

Olhe no círculo vermelho a mão da Larissa fazendo uma figa


Os Questionamentos Feitos Por Leitores dos Sites de Notícias Locais de São Carlos

Muitos questionamentos começaram a surgir, principalmente através de comentários nas notícias que estão sendo divulgados, como por exemplo:

  • Será que alguém colocou o corpo de L. Alves no lugar em que foi encontrado e depois tratou de "arrumar" a sala de arquivos (que eventualmente poderia se tornar uma cena de homicídio e não suicídio) ou ela foi até o local e simplesmente se enforcou?
  • A RPS Engenharia não tinha câmeras de segurança? Não gravaram nada?
  • Segundo o site SCDN( São Carlos Dia e Noite), L. era menor aprendiz no escritório central da empresa, ela tinha acesso a chave da porta de entrada do escritório e das outros salas?
  • Dizem que não a viram depois que ela saiu do trabalho por volta das 17h da sexta-feira (15). Se ela voltou ao escritório depois do expediente, ninguém a viu? Nenhuma luz foi acesa? Nenhum alarme foi disparado?
  • De acordo com um leitor do site "São Carlos Agora", quando uma pessoa morre de forma brusca como seria o método de "enforcamento", seria normal a liberação secreções como urina e fezes, algo que aparentemente não teria sido encontrado na cena da morte. Também não havia vestígios de urina ou fezes. Também não foi percebido no local nenhuma secreção da região da cabeça, o que segundo especialistas seria o mais provável, já que a princípio foi constatado "fratura no pescoço". Ainda de acordo com esse leitor, existe uma possibilidade de sangramento ou secreções pela boca, ouvidos ou nariz quando ocorre uma morte por enforcamento.

Teorias sobre O que Aconteceu


As pessoas obviamente começaram a criar diversas teorias. Uma delas diz que a jovem poderia estar possuída por uma entidade maligna, que a levou a cometer o ato de tirar sua vida. A "assinatura Gaap", a carta em latim e a figa na sua mão são apenas alguns dos argumentos de quem defende essa hipótese. Eles também argumentam que ela morreu no dia da "Marcha para Satanás", que foi justamente no último domingo (17).

Essa "marcha" aconteceu em diversas cidades brasileiras. Para que vocês tenham uma noção, cerca de 150 manifestantes compareceram à Marcha para Satanás na capital paulista. O ato teve início por volta de 16h e percorreu a Avenida Paulista. 

A "Marcha para Satanás" pedia o "fim da influência teocrática em todas as instâncias do Estado supostamente laico", conforme texto publicado no Facebook. "Diante da invasão teocrática do Congresso Nacional, só nos resta recorrer à Lúcifer para iluminar o caminho". Mais de 5.000 pessoas confirmaram presença no evento criado na rede social e outras 4.500 se mostraram interessadas em participar do protesto.

No início da tarde do último domingo, um grupo católico se reuniu em frente à Catedral da Sé, no centro de São Paulo, para rezar o terço em desagravo pela Marcha para Satanás.

De qualquer forma, muitas outras pessoas dizem que ela teria sido assassinada. Apesar de todas as especulações possíveis e tentativas de analisar esse caso, temos que esperar que seja feita uma autópsia, e consequentemente que seja elaborado um relatório oficial da Polícia Civil para descobrirmos o que realmente causou a sua morte e o que aconteceu durante o período que L. A. estava desaparecida.

Deixamos aqui nossos sentimentos aos familiares por essa terrível perda...

Adaptação: Mateus Fornazari & Marco Faustino

Fontes (acessadas dia 19/01/2016):
São Carlos Urgente.com: Jovem que estava desaparecida é encontrada morta enforcada
Notícias do Front: Carta de menina encontrada morta tem desabafo, frases sobre o relacionamento e conteúdo místico
São Carlos Dia e Noite: Jovem que estava desaparecida é encontrada morta no centro de São Carlos... 
Wikipedia.en: Gaap


Fonte : www.assombrados.com

Um comentário:

  1. É uma pena que aqui no Brasil não façam uma investigação a la forense em casos desse tipo, pois elucidaria muitos pontos onde há apenas especulações e suposições.Que a família seja confortada e abençoada nesta hora tão delicada e que a verdade prevaleça...ficamos de olho no que irão descobrir.

    ResponderExcluir