segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Olimpíadas



Bem, já constatamos em inumeros lugares algo sobre as olimpiadas, passadas ou futuras em diversas matérias ao longo de nossas vidas seja em papos em bares, colegas de trabalho , escolas, ou com alguém que acabamos de conhecer. Os assuntos geralmentes são: pré-olímpicos, sobre a construção desta ou aquela obra, de quanto estão gastanto, o que o governo está "investindo" e por aí vai; há o presente olímpico, onde falam dos atletas, das curiosidades das delegações, das conquistas medalhadas e das modalidades superadas, com novos recordes mundiais e recordes pessoais.Depois há, os pós-jogos, atletas pegos em anti-doping, a comparação da festa de encerramento com a festa de abertura, o legado deixado , a vitória da superação de vários atletas e muitas outras histórias e finamente a próxima olímpiada que está por vir. Tudo muito bonito para a festa do esporte, mas não podemos de deixar de contar como, onde e de que maneira tudo chegou até aqui.
  • Os jogos olímpicos surgiram na Grécia, como homenagem aos deuses do Olimpo, em 776 a.C. Os gregos encontraram nos jogos uma forma pacífica de reunir as populações de suas cidades, que viviam em guerra, apesar de falarem a mesma língua e praticarem a mesma religião.
  • Os jogos ocorriam em Olímpia, a principal cidade de Elida, na península do Peloponeso. Nos primeiros jogos olímpicos, era disputada uma única prova: a corrida de 170 metros. Aos poucos, os gregos foram incluindo outras modalidades.
  • Os jogos olímpicos da antiguidade aconteciam de quatro em quatro anos e duraram mais de mil anos, até 393, quando o imperador romano Teodósio I aboliu o evento, alegando que se tratava de uma festa pagã. A ideia do paganismo dos jogos está associada a ascensão do cristianismo no século IV.
  • O criador dos jogos olímpicos da era moderna foi o Barão de Coubertin. Seu nome verdadeiro era Pierre de Fredy. Ele nasceu em Paris, França, no dia 1º de janeiro de 1863 e morreu em Genebra, Suíça, no dia 2 de setembro de 1937. Seu coração, lacrado numa urna de bronze, está sepultado em Olímpia.
  • Em 1896, em Atenas, na Grécia, foram realizados os primeiros jogos olímpicos modernos. Naquele ano, o príncipe grego Constantino invadiu a pista de corrida e percorreu os metros finais da maratona ao lado do corredor Spyridon Louis, seu compatriota e vencedor da prova.
  • A bandeira olímpica simboliza a paz mundial. Seus 5 aros entrelaçados representam a união entre os 5 continentes. Com as cinco cores é possível compor todas as bandeiras do mundo, e cada cor representa um continente (azul=Europa; amarela=Ásia; preta=África; verde=Oceania; e vermelha=América).
  • –O revezamento que leva a tocha olímpica de Atenas até a sede dos jogos foi ideia do alemão Theodore Lewald, membro do Comitê Olímpico Internacional, em 1936. Na antiga Olímpia, um fogo permanente queimava diante de Héstia, a deusa do coração e da chama sagrada. O fogo tinha significado divino.
  • A primeira visita da tocha olímpica ao Brasil ocorreu em 13 de junho de 2004. Ela desembarcou no Rio de Janeiro às 6h42, vinda da Cidade do Cabo (África do Sul). Essa foi também a primeira vez em que a chama passou pela América Latina. O avião que trouxe a tocha ao país se chamava Zeus.
  • O corredor Emil Zatopek, eleito o esportista tcheco do século XX, quebrou 18 recordes mundiais durante sua carreira. Ele era chamado de “Locomotiva Humana” pela constância de suas passadas. Tornou-se uma lenda olímpica, pois foi o único atleta de longa distância a conquistar três medalhas de ouro numa única Olimpíada.
  • Em 1916, as Olimpíadas de Berlim não foram realizadas por causa da Primeira Guerra Mundial. Em 1940, os jogos foram transferidos de Tóquio para Helsinque, pois os japoneses estavam em guerra com os chineses. Porém, os jogos foram suspensos por causa da Segunda Guerra Mundial. Em 1944, as Olimpíadas de Londres também foram suspensas.
  • A primeira mulher brasileira que participou de uma edição das Olimpíadas foi a nadadora Maria Lenk, em Los Angeles, 1932. Com 17 anos, ela era a única mulher na delegação, que contava com 66 homens. Mais que a primeira brasileira, Maria Lenk foi a primeira mulher sul-americana a participar dos jogos.
  • Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico brasileiro, ganhando as provas de salto triplo em Helsinque (1952) e Melbourne (1956). Ao longo dos 12 anos de carreira, quebrou 7 vezes os recordes do salto triplo, sendo sua melhor marca a de 16,56 m, no Pan-Americano do México em 1955.
  • Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o corredor brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima liderava com folga a maratona, quando um irlandês vestido com roupas típicas invadiu a pista e o arrastou para fora do percurso. O atleta conseguiu se libertar, mas acabou a prova em terceiro.
  • O juramento olímpico dito na cerimônia de abertura por todos os atletas e juízes foi escrito por Pierre de Coubertin. Em 1920, o trecho do discurso que dizia “honrar nosso país” foi substituído por “honrar nossa equipe” com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas.
  • Em 1896, os primeiros nove esportes foram: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, natação, tênis, luta, levantamento de peso e tiro. As provas de natação nas Olimpíadas de Atenas foram realizadas nas águas da baía de Zea. A temperatura da água durante as provas nunca ultrapassou os 13 graus.
  • A primeira medalha de ouro do Brasil foi ganha em 1920, nos Jogos da Antuérpia, pelo tenente do Exército Guilerme Paraense. Paraense era parte de uma equipe de sete atiradores que partiram para a Bélgica por conta própria.
  • Depois de 27 dias de uma viagem atribulada, passando por Portugal e Paris, chegaram a Bruxelas, onde aguardavam conexão para Antuérpia. Lá, tiveram parte das armas e da munição roubada. Com fome e sem material esportivo, acabaram salvos pelos americanos. Impressionados com o estado lastimável dos brasileiros, os atletas emprestaram aos colegas as próprias armas. Guilerme Paraense derrotou os americanos e conquistou o ouro, a prata e o bronze. Ele tinha 36 anos e morreu de enfarte, em 1968.
  • O lema das Olimpíadas, "Citius, Altius, Fortius", foi criado pelo francês Henri Didon para os jogos de Paris (1900). O lema, que traduzido significa "mais rápido, mais alto, mais forte" é usado até a atualidade.
  • Apenas cinco países participaram de todos os Jogos Olímpicos da era moderna. São eles: Grécia, Grã-Bretanha, Suíça, França e Austrália.
  • A famosa frase "O importante não é vencer, é participar" é de autoria de um bispo da Pensilvânia (EUA) é foi pronunciada num discurso para os atletas, antes das Olimpiadas de Londres (1908).
  • Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, no começo do século XX, todas as medalhas eram entregues aos atletas na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.
  • -Várias modalidades curiosas já fizeram parte das Olimpíadas: Doze Horas de Ciclismo (1896), Levantamento de peso com apenas uma mão (1896 a 1904), Cabo de Guerra (1900 a 1920), Tiro ao pombo (1920) e Voo livre de planador (1936), Jogo da Palma (1908), Motonáutica (1908) e arremesso de dardo e disco com as duas mãos (1912).
  • Nas Olimpíadas de Melbourne (Austrália), em 1956, uma atleta tcheca e um norte-americano namoraram na Vila Olímpica. No auge da Guerra Fria, o namoro originou um incidente diplomático entre os dois países.
  • Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio (1964), um judoca japonês cometeu suicídio após ser derrotado numa luta.
  • Nas Olimpíadas de Estocolmo (Suécia), em 1912, um maratonista português desmaiou durante uma prova e morreu no dia seguinte no hospital. Foi apontada insolação como causa da morte.
  •  O sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos. Com 72 anos, ele ganhou medalha de prata na competição de tiro durante as Olimpíadas da Antuérpia (Bélgica), em 1920.
  •  A primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos foi a britânica Charlotte Cooper. Ele conquistou o torneio de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris (1900).
  • O atleta que mais ganhou medalhas olímpicas foi o nadador norte-americano Michael Phelps. Nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008) ele ganhou, no total, 16 medalhas. Nas Olimpíadas de Londres, o nadador conquistou mais 6 medalhas (sendo 4 de ouro e 2 de prata), totalizando 22 medalhas olímpicas.
  • Após ganhar a medalha de ouro nos 200 metros medley, o nadador norte-americano Michael Phelps tornou-se o primeiro tricampeão olímpico em uma mesma prova de natação.
  • Foi somente a partir das Olimpíadas de Londres (1948) que as provas de natação começaram a ser realizadas em piscinas.
  • Os atletas que domonstram espírito olímpico durante os jogos são premiados pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) com a medalha Pierre de Coubertin.
  • Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 foram os primeiros a serem transmitidos via satélite pela televisão.
  • O país que mais conquistou medalhas na história das Olimpíadas foram os Estados Unidos. Até os Jogos Olímpicos de Londres (2012), os norte-americanos ganharam 2399 medalhas olímpícas (974 de ouro, 758 de prata e 667 de bronze).
  • No ranking de medalhas conquistadas, o Brasil fica em 36º lugar. Até as Olimpíadas de Londres (2012), o Brasil havia conquistado 111 medalhas (23 de ouro, 34 de prata e 54 de bronze).
  • Para garantir a segurança durante as Olimpíadas de Londres 2012, o governo britânico instalou mísseis em prédios residenciais na área leste de Londres.
  • As Olimpíadas de Londres de 1948 foram as primeiras a serem transmitidas pela TV para residências particulares.
  • O único país-sede que não ganhou medalha olímpica em sua própria Olimpíada foi o Canadá. O resultado inédito e negativo foi obtido nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976.
  • As Olimpíadas de Londres de 1908 foram foram as mais longas da história. Elas tiveram início em 27 de abril e terminaram em 31 de outubro.
  • Nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, dois esportes voltarão para o quadro de modalidades olímpicas depois de muitos anos. O Rugby retorna para as Olimpíadas depois de 92 anos. Já o Golfe retorna após 112 anos.
  • O Brasil não participou das Olimpíadas de 1896, 1900, 1904, 1908, 1912 e 1922

Estes são os principais eventos e curiosidades Olímpicas, claro que há muitos deles ainda a serem contatos e passados de geração a geração, se você sabe de algo que possa abrilhantar mais a matéria, deixe nos comentários, será uma honra te-lo (a) conosco para que possamos saber mais e sempre.Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário