quinta-feira, 30 de junho de 2016

Você já teve uma dupla percepção?

Pela ciência chamada de distúrbio temporário de curto prazo, pelos místicos de “dom”, esse processo anômalo chamado “Percepção Dupla” vem afetando uma pequena parte da população mundial e agora começa a aparecer na Internet por meio de relatos das pessoas que vivenciaram esse  desfortúnio.


Comecei ir atrás do assunto, quando aos meus 17 anos tive algo que se assemelha muito a “Percepção Dupla”: estava assistindo o filme “O Colecionador de Ossos”, já apresentando alguma sonolência com o filme, visto que não estava muito “emocionante” o enredo. Em meio as conversas com meus amigos e familiares, de repente, sem qualquer sintoma prévio, eu não estava mais na sala assistindo tv e sim atrás de uma duna, no meio do deserto, com um vento fortíssimo soprando. Ao meu lado algumas pessoas que não conhecia assustadas olhando para cima. Seguindo o instinto, de imediato olho para cima também e havia um triangulo gigante, cortado por três feixes de luz, descendo lentamente dos céus. Quanto mais se aproximava da superfície, mais a ponta do triangulo brilhava e quando estava para tocar o solo, a luz tomou o lugar e … eu estava vendo o filme de novo! Fiquei um tempo sem entender aquilo, nunca falei nada disso para quem quer que seja, nem para os meus amigos e familiares no momento que aconteceu. Parecia loucura, na época, nem sabia por onde começar a procurar por informação a respeito desse acontecimento. Também achei interessante é que eu não perdi dois segundos do filme, quando minha “visão” retornou estava exatamente na mesma cena que estava antes de iniciar a “outra percepção”. Embora tenha procurado e encontrado uma resposta cabível para o ocorrido anos depois, nunca havia visto outra pessoa ter (apesar de ter lido diversos relatos de pessoas sobre a Percepção Dupla). Esses dias, porém, estava assistindo a série Arrow, eu e a minha namorada e em meio aquele papo de enrolador do Oliver Queen, parei de ver e comecei a olhar para ela, concentrada no seriado. Tudo normal, eu incomodando, ela assistindo, até que em certo momento ela piscou e deu um salto na cama, com um rosto de espanto que, sinceramente, daria de supor que ele tinha se deparado com um personagem de um filme de terror. Ela, para minha surpresa, relatou que, estava vendo a série e do nada não estava mais ali e sim, dirigindo um carro, em meio a uma estrada de chão, circundada de um milharal, com uma tremenda dificuldade de enxergar o que estava a frente por ser noite e  contando apenas com a luz do farol do carro. Assim, em meio à esse cenário nada favorável, ela veio se deparar com o cavalo no meio da pista e … estava vendo Arrow novamente. Quando ela contou o que havia acontecido percebi do que se tratava. Resolvi então fazer o post, vai que tem outras pessoas buscando as mesmas resposta que demorei tanto para encontrar.
Por mais incrível que pareça, esses acontecimentos tem uma explicação lógica, assim como uma ilógica. Pela minha pesquisa, encontrei algumas respostas e daí depende em que você vai acreditar. Particularmente a visão da Ciência me agradou bastante:
Ciência – Percepção dupla é um distúrbio temporário de curto prazo que afeta o mesencéfalo, parte do cérebro responsável pelo estado de vigília (estado intermediário entre o desperto e adormecido). A sincronia entre o mesencéfalo é o hipotálamo é precisa, permitindo que o mesmo “desligue” o córtex cerebral no momento que o indivíduo adormece e entra em estado de descanso. Você e milhares de pessoas passam por isso todos os dias e nunca sofreram ou irão sofrer do problema da “Percepção Dupla”. Entretanto, uns poucos, como eu e minha excelentíssima namorada, tivemos o desprazer de ter o mesencéfalo errando na hora de enviar o estímulo que diz ao corpo “Ei corpo, está na hora de adormecer!”. O resultado desse erro se acumula, pois apesar de estar ainda consciente, o encéfalo vai produzir a atividade REM, vindo a sonhar. Como o cérebro humano não é capaz de lidar com esse tipo de situação, ele simplesmente substitui a percepção normal (aquilo que você está vendo) por aquilo que você está sonhando. Assim se forma a “Percepção Dupla”.
Misticismo – O misticismo chama isso por muitos nomes, dependendo da linha teísta que você segue encontrará uma explicação diferente. Dons carismáticos da profecia, Visão holística, Acervo de Udyat, Despertar de Sofia, enfim, cada um chama de uma forma, entretanto, entre umas variações e outras, reza a lenda que seriam pessoas que teriam acesso ao fluxo temporal (leia-se Destino) momentaneamente, permitindo que observem momentos futuros ou passados, seus ou de outras pessoas, de um ambiente, desse universo, de outros universos e de outras dimensões.
Enfim, apesar da explicação mística ser muito mais maneira, não dá para negar que a lógica científica, embora ainda não comprovada, leva vantagem na explicação do ocorrido. Entretanto, disponibilizo as duas interpretações para o leitor escolher aquilo que cabe melhor à sua representação da realidade.
E você, já teve algum caso assim? Conhece alguém que teve um caso assim? Comente.

Fonte: Babuwin / Ahduvido

Um comentário: