sexta-feira, 15 de abril de 2016

Múmia de 1.500 anos de tênis?

Uma múmia, que os arqueólogos acreditam que tenha vivido há 1,5 mil ou no máximo 10 mil anos, foi encontrada recentemente no alto das Montanhas Altai, na Mongólia. Por enquanto, apenas as mãos e os pés foram recuperados, mas há um detalhe muito, muito bizarro nos pés desse cadáver, morto há tanto tempo: ele parece estar usando tênis.


De acordo com uma publicação do Siberian Timesforam descobertas somente algumas partes desta múmia, que parece ser o primeiro turco a ser sepultado na Ásia Central. Esses restos mortais foram encontrados nas montanhas Altai, a cerca de 2800 metros de altitude (local que possui condições peculiares de umidade e pressão que ajudaram a conservar o material) e estão sendo estudados pelos peritos do museu Khovd, na Mongólia
B.Sukhbaatar, perito do museu, disse à Siberian Times que os restos mortais parecem ser de uma mulher e que ela não seria da elite.


Juntamente com essas partes do corpo, os pesquisadores encontraram também uma sela, um freio, os restos de um cavalo inteiro (uma fêmea), um vaso de barro e uma chaleira de ferro, além de uma tigela de madeira e algumas peças de roupas.
Também foram encontrados algumas almofadas, uma cabeça de ovelha e um saco de viagem, onde estavam guardados acessórios que indicam que houve um ritual fúnebre típico da cultura local dos turcos (acredita-se que esse tenha sido o primeiro desse tipo).

Depois que as fotos da múmia foram divulgadas na internet, muitas pessoas começaram a dizer que essa era uma prova concreta de que, de alguma forma, viagens no tempo não apenas são possíveis, como já aconteceram.

Mas e o tênis?
Alguns internautas disseram, ainda, que o tênis em questão parece ser da famosa marca Adidas. 


De acordo com Sukhbaatar, o corpo ainda está sendo estudado e, em breve, os especialistas poderão falar mais a respeito do gênero da múmia e afirmar se ela foi mesmo uma mulher. O que surpreende os pesquisadores é o fato de terem encontrado esse tipo de múmia na Mongólia, o que é um fenômeno raro. A sepultura tinha 3 metros de profundidade. 
Quanto ao questionamento sobre o tênis usado pela múmia, os pesquisadores não quiseram esclarecer nada, mas nem precisamos dizer que, em breve, alguma explicação científica deve surgir, possivelmente negando os rumores, para a tristeza dos aspirantes a Marty McFly. Até lá, somente especulações e curiosidade.

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário