terça-feira, 24 de maio de 2016

A Sobrenatural Física Quântica

Atravessar paredes, estar em dois lugares ao mesmo tempo, ter um clone seu pelo espaço, universos infinitos, viajar  e voltar no tempo  e mudar o passado, invisibilidade. Será isso maluquice? A física mostra que tudo isso existe e é possível! Venha conhecer o lado "sobrenatural" da ciência.

Quem gosta de física? E de física quântica? Matemática? Acho que a maioria vai responder um sonoro não. Mas não se preocupe, nessa matéria não vou ensinar fórmulas nem coisas parecidas. Vou  mostrar para vocês algumas coisas malucas que a ciência diz ocorrer no pequenino mundo da física quântica. Mas o que é a física quântica? Diminua até você ficar do tamanho de 10 bilionésimos de um metro, até chegar ao tamanho de um átomo. A matéria se comporta tão diferente a esse nível que os cientistas criaram um novo conjunto de regras para descrever o que ocorre lá, a chamada Teoria Quântica. Conheça algumas das esquisitices dela.


01. Entrelaçamento Quântico



Relação com o Sobrenatural: Acontecer algo com uma pessoa e a outra sentir (algo comum a gêmeos)

Na física quântica, o que acontece num objeto aqui afeta instantaneamente um objeto ali, não importa a distância que ele esteja! Mateus, pode estar a um metro? Sim! 100 quilômetros? Sim! 40 mil quilômetros? Sim! 800 mil km? Sim! 500 anos-luz? Sim! A vá, do outro lado do Universo? Sim, sim e sim! Mas como isso é possível. Não sabem...

Funciona assim: Quando duas partículas sub-atômicas interagem podem se entrelaçar, ou seja, seu giro, posição ou outras propriedades se ligam por um processo desconhecido pela ciência moderna. Isso significa que se um cientista observa uma partícula entrelaçado e a forçar a girar no sentido horário, a outra partícula começa instantaneamente a girar na posição oposta. Não importa a distância!!!!

Einstein chamava isso de Ação Fantasmagórica a Distância!


2. Dualidade Onda-Partícula



Relação com o Sobrenatural: Estar em vários locais ao mesmo tempo, viajar no tempo.


 A física quântica se comporta de forma diferente quanto estamos olhando ou quando não estamos olhando! Como é que é Mateus? Isso mesmo, se você olhar, vai acontecer uma coisa, agora se você não olhar acontece outra! Bizarroooooooooooooooo...

Como descobriram isso? Através do experimento da fenda dupla. Um século atrás, os cientistas dispararam fotos de luz através de uma placa de metal com duas fendas. A luz atravessou os furos e atingiu uma tela atrás da placa. Fizeram isso várias vezes, tanto com fótons quando com elétrons, e perceberam manchas de luz na tela do detector que se combinavam e formavam padrões de interferência. Isso significa que fótons e elétrons passam através dos dois orifícios como ondas, e de algum modo interferem entre si para formar o padrão de interferência.

Mais estranho ainda, cada partícula individual viaja pelo experimento por conta própria. E forma por si só o ponto luminoso na tela. Mas se você envia centenas ou milhares de partículas através do experimento, sem necessidade de mandá-las todas juntas, mas uma após a outra, elas conspiram para produzir um padrão de interferência. Cada entidade quântica parece estar ciente de todo o arranjo experimental - incluindo a presença dos dois orifícios no meio do experimento e a presença de partículas posteriores e anteriores.

As entidades quânticas de algum modo parecem não levar em conta o espaço e o tempo - ou levam em conta todo o espaço e o tempo de uma só vez.


Traduzindo o que eu falei acima, nós sabemos que elétrons e fótons são partículas, então como podem ter propriedades de ondas? Mistério!!!! No experimento da fenda dupla, um único fóton ou elétron passava pelos dois buracos ao mesmo tempo. Isso significa que um objeto pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo!!!

Os cientistas resolveram olhar de perto as partículas para tentar entender o que ocorria no experimento da fenda dupla, e olhar o que acontecia com as partículas quando passavam pelas fendas. Viram algo que os chocou. Quando eles olhavam as fendas, os elétrons se comportavam como partículas e escolhiam um buraco para passar. E quando não estavam observando, os elétrons se comportavam como ondas! Assombrado, é muito estranho!!!! É o enigma quântico, o mistérios fundamental da mecânica quântica.

Mas perai. Vai ficar mais maluco meus leitores. Recentemente fizeram uma versão high-tech do experimento da fenda dupla, e os resultados nos fazem questionar o próprio tempo.

Os elétrons são lançados em uma barreira com duas fendas, e os cientistas atrasam a sua decisão de observarem os elétrons até depois de passarem pelos buracos, mas antes de baterem na tela. O que aconteceu? Os elétrons voltam a ser partículas e aparentemente sempre foram partículas desde que saíram do canhão de elétrons. O que isso significa? Que eles voltam no tempo, antes de passarem pelos buracos e decidissem passar por um ou por outro, não pelos dois. Isso sim é sobrenatural!!!!!


03. Tunelamento Quântico

Relação com o SobrenaturalAtravessar paredes, como fazem os fantasmas

Ante de falar sobre o tunelamento quântico, temos de falar sobre o princípio da incerteza.

Por mais estranho que seja, pode ser o conceito mais profundo que surgiu do universo microscópico: nós simplesmente não podemos saber nada com certeza absoluta!

O exemplo mais dado para explicar isso é um jogo de sinuca. Você sabe para onde a bola vai quando bate nela. Agora vamos para o mundo microscópico. As bolas são como partículas sub-atômicas e os físicos não conseguem determinar de maneira nenhuma onde as partículas estão localizadas! Nunca consegue determinar a posição e velocidade de uma partícula. E não adianta isolar uma partícula que ela vai gerar energia suficiente para escapar.


Agora vamos ao tunelamento. Na física clássica, se você jogar um objeto contra a parede ele não vai atravessar (a menos que use um canhão!) Agora se você pegar um elétron e jogar contra a parede, mesmo sem muita força, ele pode atravessá-la! Isso se chama tunelamento quântico.

Como explicar isso? Pode parecer maluquice, mas a incerteza do Universo Quântico pega energia do futuro para romper a barreira e a devolve depois que passou do outro lado!!!!



04. Universos Paralelos


Relação com o Sobrenatural
Existem diversos mundos, com cópias de você nela! Isso explicaria o Doppelganger.

A física moderna sugeriu que existiam diversos Universos, mas os dois cientistas que formularam a teoria foram desprezados. O tempo passou e agora não que parece que exitem um número infinito de Universos paralelos? Funciona assim. Você esta num restaurante e pensa entre pedir um prato de macarronada ou um filé. Na verdade, você escolheu os dois, só que um em cada Universo!



05. A Matéria Escura


Relação com o SobrenaturalNovos mundos, formas de vida, todos "escuros". (os Ets, talvez)

A matéria escura é responsável por assombrosos 85% da força gravitacional no Universo. Mas mesmo sabendo que ela existe, os astrônomos ficaram perplexos com um mistério microscópico. No começo pensaram que ela era matéria ordinária (átomos) que por algum motivo não conseguiam ver. Resolveram então fazer um inventário da matéria ordinária e não batia com o valor necessário para gerar a estrutura que tem o Universo hoje. Conclusão: a maioria do Universo não era feita de prótons, neutros, elétrons e outras partículas ordinárias.

Os cientistas estão atrás para detectar o que é a matéria escura e procuram por uma partícula que eles chamam de WIMP, ou partícula massiva que interage fracamente. Se eles encontrarem, será que vão encontrar novos mundos ou  formas de vida "escuros"? Lembre-se que 85% do Universo é formado por matéria ou energia escura.

Até hoje a ciência não encontrou as WIMP... Alguns cientistas alias dizem que nunca vão encontrar porque a matéria escura está em outra dimensão!


06. Dimensões Extra


Relação com o Sobrenatural
Lugar onde vivem o povo das sombras, extraterrestres, nós mesmos ou qualquer outra coisa...

Conhecemos 4 dimensões: altura, largura, profundidade e tempo. Mas a Teoria das Cordas diz que existem na verdade 9 dimensões. Onde estão as outras 5? O que tem lá? Não se sabe...

Não temos contato com essas dimensões novas, mas quem sabe no futuro tenhamos.







Fonte: Assombrado

sábado, 21 de maio de 2016

Pessoas podem absorver energia de outras


Quem nunca sentiu uma energia densa seja em algum lugar ou na presença de alguma pessoa?!
No Mundo da Ciência, é comum ouvirmos dizer que tudo é energia, o que não seria diferente em nós e para nós.
O artigo trata de uma experiência feita em algas, e com o resultado, a doutora e terapeuta Olivia Bader Lee, sugere que o mesmo pode se aplicar aos humanos.
A equipe de pesquisa da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, fez uma interessante descoberta mostrando que as plantas podem absorver fontes de energias alternativas de outras plantas.
Essa descoberta pode causar um grande impacto no futuro da bioenergia, eventualmente fornecendo a evidência de que pessoas absorvem energias de outras, da mesma maneira.
Membros da pesquisa biológica do Professor Olaf Kruse, confirmaram pela primeira vez que uma planta, Chlamydomonas Reinhardtii, não apenas realiza a fotossíntese, mas também tem uma fonte alternativa de energia, que pode absorver de outras plantas, conforme publicado no siteNature.com.
As flores precisam de água e luz para crescerem, e as pessoas não são diferentes.
Nossos corpos físicos são como esponjas, absorvendo o ambiente a nossa volta.
“É exatamente por isso que há pessoas que se sentem desconfortáveis onde há um certo grupo com mistura de energias e emoções”, disse a psicóloga e terapeuta Dr. Olivia Bader Lee.
Plantas produzem a fotossíntese a partir do dióxido de carbono, água e luz. Em uma série de experimentos, Professor Ola Kruse e sua equipe, cultivaram a alga microscopicamente pequena, Chlamydomonas Reinhardtii, e observaram que quando expostas à falta de energia, essas plantas de células únicas podem absorver energia de vegetais ao redor.

A alga ‘digere’ as enzimas de celulose, tornando-as pequenos componentes de açúcar, sendo então transportados para células e transformados em fontes de energia.
“Essa é a primeira vez que esse comportamento é confirmado em um organismo vegetal. Essas algas poderem digerir a celulose, contradiz todos os livros anteriores. Até certo ponto, o que estamos vendo é plantas se alimentando de plantas”, diz  Professor Kruse.
Dr. Bader Lee diz que quando os estudos sobre energia se tornarem mais avançados nos próximos anos, nós poderemos ver toda essa ação sendo traduzida também para os seres humanos.
Bader Lee complementa: “O organismo humano é bastante similar à uma planta, que suga, absorve a energia necessária para alimentar seu estado emocional, e isso pode energizar as células ou causar o aumento de cortisol e catabolizar, alimentar as células dependendo da necessidade emocional.”
Finalizando, Dr. Bader fala da conexão do homem com a natureza, que se perdeu durante os anos mas que está se reencontrando novamente, afirmando que o ser humano pode absorver e curar através de outros seres humanos, animais e qualquer parte da natureza. É por isso que estar perto da natureza é frequentemente tonificante, curativo e energizante para tantas pessoas.

Ao contrário do que pensam muitos ‘cientistas’ da idade moderna, que clamam conhecer tudo, se existe o Mundo Espiritual, ele não é separado da Ciência, e sim separado da ciência reduzida do homem.
Por conta de inúmeros relatos de pessoas com capacidades ‘paranormais’ para o padrão moderno do mundo, pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, conduziram um estudo sobre o fato de pessoas que afirmam verem a aura de outras, conforme publicado no site MedicalXpress.
O fenômeno neuropsicológico ‘Synesthesia’, é uma condição na qual um padrão cognitivo leva a outro, misturando seus sentidos. Dessa maneira, as pessoas que possuem essa capacidade, podem ver ou até mesmo sentir o som, ouvir um cheiro, ou associar pessoas a um tipo de cor ou música.
Vemos que não se trata apenas de uma suposição, mas algo sendo descoberto pelos cientistas e afirmado por outros, o que há milênios se sabia nas culturas orientais, por exemplo.
Sendo assim, o nosso campo áurico pode tanto afetar quanto ser afetado não só por pessoas ao nosso redor, mas também por objetos, já que conforme afirma a Ciência, tudo é energia.
BioField Global, fala detalhadamente sobre os nossos corpos mais sutis, do conhecimento dos antigos hindus, e do aprofundamento dos estudos da aura com o auxílio da moderna tecnologia.
Fonte: Tonocosmo

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Qual origem do RH negativo? Extraterrestres?



Os seres humanos têm quatro tipos sanguíneos gerais: A, B, AB e O. Dos tipos de sangue humano, O é o mais comum, é um tipo de sangue universal. Tipos de sangue são divididos em dois grupos, negativo e positivo.

O fator Rh é uma proteína encontrada no sangue humano que está diretamente ligada à do macaco Rhesus. Se o seu sangue é positivo então você tem essa proteína em seu sangue. Se o seu fator for negativo, você não tem essa proteína em seu sangue. A maioria das pessoas, cerca de 85%, tem sangue Rh positivo, o que suporta a ideia de que os humanos seriam uma espécie com a mesma origem de outros, como os primatas criados da mesma fonte. Apenas 15% dos seres humanos têm sangue Rh negativo.


Quando o tipo de sangue é herdado de seus pais, sabe-se que este elemento do fator de sangue humano é a característica mais consistente transmitida aos descendentes.
No norte da Espanha e sul da França é onde podemos encontrar algumas das mais altas concentrações do fator Rh negativo. Em geral, cerca de 40-45% dos europeus têm o grupo Rh-negativo. Apenas cerca de 3% dos descendentes africanos e cerca de 1% de asiáticos ou descendentes nativos americanos tem o grupo de Rh-negativo. Devido ao maior número de europeus, é uma aposta segura, que foi onde ele foi introduzido no código genético humano.
O tipo sanguíneo é uma das características menos mutáveis, e a questão que vem intrigando os cientistas há muito tempo é: De onde vem o Rh negativo?
Se todo ser humano veio de Adão e Eva, como é possível haver vários tipos sanguíneos?
Isso fortalece a teoria de que a raça humana foi realmente “criada”, como alguns povos antigos já sugeriam.
Estranho ou não, alguns cientistas sugerem que num passado distante, seres extraterrestres visitaram a Terra e criaram através de “manipulação genética”, o Rh negativo com a intenção de criar uma raça de “escravos”.
Segundo as tabuletas sumérias, seres de outros planetas visitavam a Terra, e seriam os criadores da raça humana, algo bem similar há algumas criações e mutações genéticas que vemos hoje em dia em laboratórios.
Em nenhum outro lugar ocorre naturalmente a incompatibilidade sanguínea na natureza, quando o corpo da mãe rejeita o filho por ter o fator sanguíneo diferente. 
Até hoje foram descobertos 145 genes misteriosos em nosso DNA, que não vieram de nossos antepassados. O filme Prometheus, nos mostra um caso de manipulação genética entre raças de diferentes planetas.
Esse fato aponta para uma possibilidade no passado de um cruzamento entre duas raças similares, mas geneticamente diferentes.
Em um estudo publicado no Genome Biology sobre HGT (transferências horizontal de genes), foi constatado que 145 genes do DNA humano não é de origem ancestral, o que nos leva a resposta de que é de origem extraterrestre.
Pessoas com o Rh negativo, são consideradas terem como características: QI mais alto, visão sensitiva, alta pressão arterial, baixa temperatura do corpo, e a principal, não pode ser clonada.
Tudo isso pode soar como uma teoria lunática, mas dentro das possibilidades e assim como toda teoria, pode ser a realidade.
Fonte: tonocosmo

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O Mundo é uma ilusão



Segundo a tradição Hindu, o mundo além de transitório é ilusório. Já para os budistas o mundo é um ‘sonho de Buda’, também sendo uma ilusão. E para a os cientistas?





Mais uma vez, cientistas estão dando suas opiniões e apresentando teorias que parecem se encaixar cada vez mais com pensamentos que muitas culturas do planeta carregam por milênios.




 Nick Brostom, filósofo da Universidade de Oxford, foi o primeiro a propor a teoria de que vivemos em um tipo de simulação, como que feita por um computador, a chamada‘Hipótese da Simulação’, sugerindo que a realidade que conhecemos e tudo aqui presente faz parte dessa simulação, e não estamos conscientes disso.
Em seu livro “Super Inteligência” ao ser perguntado sobre o que aconteceria se fosse criado uma máquina tão inteligente quanto ao humano, Nick responde: “É esperado que isso acontece, pois como espécie, sempre fomos os mais inteligentes, porém nunca imaginamos a possibilidade de viver com alguém ou alguma coisa mais inteligentes do que nós, possivelmente com metas que não possamos entender e agindo de maneiras que possam causar a nossa extinção”.
Richard J. Terrile, diretor do Centro de Computação Evolutiva da NASA, que participou do projeto da sonda Voyager,  descobriu várias luas de Saturno, Urano e Netuno, também sugere que estamos vivendo em um tipo de ‘Matrix’.
“Quando você vai ao cinema e assiste aos filmes por meio de simuladores de realidade virtual, por exemplo, acaba tentando se desvencilhar de objetos virtuais por achar que eles são reais. É isso que fazemos diariamente. E é um tipo de realidade completamente diferente que queremos oferecer no futuro”, diz Richard.
Na Mecânica Quântica, partículas não têm um estado definido a não ser que estão sendo observadas, explicou Richard.
Imaginemos uma televisão nova que você tenha comprado. Você sai de casa e pensa que ela está na sua sala, da maneira como deixou. Porém não pode ter certeza, muitas coisas podem ter acontecido com ela, ou de acordo com a nova teoria, talvez ela nem esteja lá, já que ninguém a vê.

O Princípio da Incerteza de Heisenberg, a qual declara ser impossível determinar com precisão e simultaneamente a velocidade e a posição de um elétron, enaltece um pouco mais sobre como isso funciona.


Seria mais ou menos assim a visão que temos do mundo, algo irreal que parece ser tão real.

Maya, como é chamado o mundo material na cultura hindu, é a ‘Grande Ilusão’. No Bhagavad Gita encontramos várias alusões ao mundo de ilusões. Hinduísmo, Budismo, Taoismo, entre outras tradições esotéricas do oriente, declaram que o mundo como o conhecemos através dos 5 sentidos é irreal.
Não parece que a ‘Ciência Oficial’ do mundo moderno está indo ao encontro com os ensinamentos dos antigos sábios? Provavelmente esses sábios sabiam muito além do que possamos imaginar.
Além do mundo material existem outros mundos, formas de vida, leis cósmicas a serem cumpridas, como quase todas as culturas antigas acreditavam. E o que a Ciência Moderna está dizendo agora para nós?
Talvez seja a mesma mensagem porém de uma maneira diferente.
Se depois que morremos, segundo o que a ciência já propôs, não há morte e sim uma transformação para fora desse mundo, que agora é chamado de ‘Ilusório’, como chegamos até aqui? Quem controla esse ‘Jogo’? Seria aquele que chamamos de Deus? Seria essa também uma prova para a reencarnação?
Querendo ou não, nessa Era de Aquário que se inicia onde tudo está a mil por hora, parece que a grande diferença que separa a Ciência e Espiritualidade está se tornando cada vez mais uma linha tênue.

Fonte: Tonocosmo

terça-feira, 17 de maio de 2016

Os Exilados de Capela

Vamos embarcar em uma viagem interestelar rumo à Constelação de Auriga, mais conhecida como a Constelação do Cocheiro, a 42 anos-luz da Terra, mais precisamente para algum planeta que orbita a Capella, a estrela mais brilhante de sua constelação.

Duas estrelas que formam a Capella sendo comparadas com o nosso sol.

Na mitologia greco-romana, Capella é Amaltéa, uma ninfa filha do rei de Creta que cuidou de Júpiter quando ele ainda era bebê e se refugiava da voracidade de seu pai, Saturno, que queria devorá-lo. Segundo outra versão, Capella é a própria cabra que amamentou Júpiter naquela ocasião.
Até hoje não foram encontrados planetas habitáveis nessa região, porém se as formas de vida na Terra são variadas,  em outro planeta poderia ocorrer o mesmo, com formas de vida desconhecidas por nós, seja nessa ou em outra dimensão.

No livro “Os Exilados da Capela”, de Edgard Armond, nos é mostrado como seria uma das formas de evolução do Espírito. O planeta chamado de Capela, teria uma forte ligação com a Terra. Capela evoluiu espiritualmente a um patamar o qual algumas pessoas/espíritos, não puderam suportar, sendo assim exilados rumo ao Planeta Terra.
Hoje em dia, podemos usar o que a Ciência vem nos apresentando, o termo “energia”. Se algum corpo não for compatível com um certo tipo de energia, seja por excesso ou falta, esse corpo não terá suas funções plenas. O mesmo é o que teria acontecido com as almas encarnadas na Capela, que não acompanhou a evolução de sua orbe.
Dentre muitos, há os que creem que esse é o próximo passo evolutivo para a Terra, quando ocorrer sua ascensão na maioria dos seres, aqueles que não estiveram numa vibração similar automaticamente serão exilados para outro planeta.
Alguns povos antigos, como os egípcios, hindus, sumérios, reconhecem a sua origem proveniente de outra área do Cosmos.
Apresentamos aqui um trecho bastante interessante do livro:

“No vosso mundo, esses enxotados de um paraíso planetário constituíram o tronco dos árias, descendendo dele os celtas, latinos, gregos e alguns ramos eslavos e germânicos; outros formaram a civilização épica dos hindus, predominando o gênero de castas que identificava a soberba e o orgulho de um tipo psicológico exilado. As mentalidades mais avançadas constituíram a civilização egípcia, retratando na pedra viva a sua “Bíblia” suntuosa, enquanto a safra dos remanescentes, inquietos, indolentes e egocêntricos, no orbe original, fixou-se na Terra na figura do povo de Israel. 
Há milhares de anos atrás teria ocorrido essa imigração para o Planeta Terra, sendo algo lento e minucioso, começando pelos primeiros trabalhos com os grãos feitos pelo homem, a escrita, e tudo o que já foi armazenado até hoje em dia. O trabalho continua.
 
É certo que em muitos livros com cunho espiritual, grande parte dos autores expressam  uma experiência metafísica, um empirismo o qual se você pesquisar em fontes externas apenas, provavelmente não encontrará nada, só o ‘interior’ poderá dizer. Esse é o Cosmos usando cada centímetro seu em prol do espírito e suas infinitas formas, muito além da capacidade humana.
No livro os Exilados da Capela, há ainda um trecho que faz alusão aos Mestres que caminharam por aqui: “Mestres, condutores e líderes que então se tornaram das tribos primitivas, foram eles, os exilados, que definiram os novos rumos que a civilização tomou, conquanto sem completo êxito.”
E você, é um Exilado da Capela, de outro lugar, ou só aqui da Terra ?

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Cabala : Misticismo Revelado




Qual a origem do Universo? Por que estamos aqui? De onde vem a vida? O que acontece depois da morte? Imagine se você pudesse fazer todas essas perguntas diretamente para a autoridade máxima no assunto. Isso mesmo: que tal ter uma conversa com Deus e ouvir dele todas as respostas? Agora imagine que as respostas já existem, e foram passadas de geração a geração por um grupo de sábios estudiosos, do início dos tempos até os dias de hoje. Pois essa é a definição da cabala: uma revelação feita por Deus para os homens, capaz de esclarecer todos os mistérios que rondam a humanidade. Conheça aqui a história do misticismo judaico e saiba como a cabala está conquistando o planeta.

Não há consenso sobre o momento em que a cabala foi revelada ao homem, mas todos os cabalistas concordam que o ensinamento sagrado veio diretamente do Criador, assim como os 613 mandamentos judaicos contidos na Torá, a bíblia judaica, que os cristãos chamam de Pentateuco. "A cabala é além do tempo, ela não tem nem começo nem fim", diz o rabino israelense Joseph Saltoun, ex-professor do Centro de Estudos da Cabala, em São Paulo, e que hoje leciona em Vancouver, no Canadá.
Mas, afinal, o que é a cabala? Bem, para tornar mais simples a tarefa de explicar, vamos começar dizendo o que ela não é. Ok, cabala NÃO É religião, autoajuda, superstição, magia, bruxaria, sociedade secreta, meditação, adivinhação, interpretação de sonhos, ioga, hipnose ou espiritismo, embora possa estar relacionada a todas essas coisas. Agora fica mais simples entender o que a cabala É: um conjunto de ensinamentos sobre Deus, o homem, o Universo, a Criação, o Caminho, a Verdade e coisas afins; uma revelação de Deus para o homem. "Ela nos diz por que o homem existe, por que nasce, por que vive, qual é o objetivo de sua vida, de onde vem e para onde vai quando completa sua vida neste mundo,"nada acontece por acaso. Existem leis de causa e efeito. Assim como existem leis físicas como a lei da gravidade, existem leis espirituais".


Tradição oral

Seja qual for o primeiro e privilegiado homem a ter recebido o conhecimento esotérico da cabala, ninguém discute que os ensinamentos foram transmitidos oralmente ao longo de muitas gerações, até que alguém resolvesse eternizá-los na escrita. Os primeiros escritos conhecidos com referências a esses ensinamentos datam do século 1. São livretos reunidos numa coleção chamada Heichalot ("Os Palácios"), que versam sobre os passos necessários para ascender evolutivamente através de 7 palácios celestiais, com ajuda de espíritos angelicais. Mas os livros mais importantes da cabala são o Sefer Yitizirah (Livro da Criação) e o Zohar (Livro do Esplendor), ambos de origem incerta. O primeiro teria sido escrito no século 2, mas seu autor é desconhecido. No caso do Zohar, a situação é ainda mais complexa. Para alguns cabalistas, ele foi escrito pelo rabino Shimon bar Yochai, também no século 2. A maioria dos estudiosos, porém, acredita que o Livro do Esplendor seja de autoria do escritor judeu-espanhol Moisés de León, que divulgou os manuscritos no século 13.

Não eram muitos, portanto, aqueles que se tornavam mestres e davam continuidade à transmissão do conhecimento oral. 
Para boa parte dos cabalistas, as restrições tinham uma razão clara: o público não estava preparado para receber esses ensinamentos. "Esse é o principal motivo para a transmissão restrita", opina Mecler. "Hoje, a evolução da ciência ajuda a compreender muitos dos ensinamentos antigos", diz. Mas o motivo de tanto segredo não era somente a escassez de discípulos ideais. Em diversas épocas, por razões diferentes, os judeus foram proibidos de professar publicamente sua fé - a perseguição aos cabalistas atingiu o clímax no século 16, durante a Inquisição espanhola.
Durante o Renascimento, a cabala despertou interesse de grupos místicos cristãos, intrigados com a compatibilidade entre as duas tradições. O resultado foi a criação da cabala cristã (ou católica), que levou novos níveis de interpretação aos textos sagrados cristãos. "Considero Jesus um mestre de cabala", diz Mecler. Um sincretismo mais profundo resultou no surgimento da chamada cabala hermética, que reúne ensinamentos de gnosticismo, alquimia, astrologia, religiões egípcia, greco-romana e pagãs, tarô, tantra, maçonaria, hermeticismo, neoplatonismo, hinduísmo e budismo, em uma espécie de síntese de todas as tradições místicas ditas autênticas. Outra variante é a cabala prática, que trabalhava com o uso da magia, incluindo a criação de amuletos e encantamentos, e teve seu apogeu na Idade Média



A cabala no tempo Conheça a evolução da corrente mística judaica, da criação do Universo até os dias de hoje  
Criação
Origem - 3700 a.C.
Deus cria Adão. Há quem defenda que ele teria sido o primeiro conhecedor da cabala, obtida diretamente do Criador.

Patriarca - 1800 a.C.
Nasce Abraão, patriarca dos judeus, dos cristãos e dos muçulmanos. Para alguns, ele seria o primeiro conhecedor da cabala.

Êxodo - 1500 a.C.
O profeta Moisés teria recebido a cabala diretamente de Deus no monte Sinai, juntamente com a Torá e os Mandamentos.

Templo - 516 a.C.
É erguido o Segundo Templo em Jerusalém. A chamada Torá Oral é transmitida ao longo dos anos.

Formação
Diáspora - 70 D.C.
Perseguição romana e destruição do Segundo Templo. Segunda diáspora. Cabala é mantida em segredo.

Palácios - Séc. 1
É escrita a coleção de literatura judaica conhecida como Heichalot ("Os Palácios"), que inspirou motivos cabalísticos.

Manuscritos - Séc. 2
É escrito o livro Sefer Yitizirah, a obra mais antiga do chamado esoterismo judaico. Segundo a tradição, é escrito também o Zohar, no idioma aramaico, pelo rabino Shimon bar Yochai.

Título - Séc. 11
O termo cabala passa a ser usado para identificar o misticismo judaico. Não há consenso se o pioneiro nesse uso foi o filósofo judeu Shlomo ibn Gevirol ou o cabalista espanhol Bahya ben Ahser. 

Expansão
Redescoberta - Séc. 13
O Zohar é descoberto (ou escrito, segundo alguns estudos) e distribuído pelo escritor judeu-espanhol Moisés de León.

Renovação - Séc. 16
Sábios cabalistas refugiam-se na cidade de Safed, em Israel: entre eles está Isaac Luria, criador da cabala luriânica. 

Vivência - Séc. 18
Fundado pelo rabino e místico judeu Baal Shem Tov, o judaísmo hassídico, ramo ortodoxo que prega a vivência mística da fé judaica, populariza uma forma mais simples de cabala no Leste Europeu. 

Tradução - Séc. 20
O rabino Yehuda Ashlag, fundador do Kabbalah Centre de Israel, completa em 1922 a primeira tradução do Zohar para o hebraico moderno. Em 1984, Philip Berg funda o Kabbalah Centre de Los Angeles. 

Ao acompanhar esta linha do tempo, você vai notar algumas discrepâncias entre os que dizem as tradições judaicas e a opinião dos estudiosos. O caso mais exemplar é o do Zohar: no século 13, Moisés de León distribuiu a primeira versão escrita da obra, alegando que havia encontrado os manuscritos originais, do século 2. Conta-se, porém, que um homem rico ofereceu à viúva de Moisés de León uma alta soma de dinheiro pelos originais. Desolada, ela teria confessado que seu marido era o verdadeiro autor.
Uma verdade, muitos caminhos 
Cada misticismo tem seu próprio método para chegar até a Verdade. Mas a essência é a mesma. Veja aqui as semelhanças e diferenças entre 6 correntes místicas 


CABALA

O que é - O misticismo judaico é baseado na crença de que todos os segredos do Universo foram revelados por Deus, de forma codificada, na Torá. Os cabalistas procuram desvendar esses segredos.
Principal texto - Distribuído no século 13 pelo rabino Moisés de León, o Zohar ajuda a explicar os ensinamentos ocultos na Torá.
Principal patriarca - Abraão, embora não haja consenso se o primeiro conhecedor da cabala teria vindo antes (Adão ou Noé) ou depois (Moisés).
Entidade máxima - Ein Sof, o Deus-Infinito, que criou o Universo usando as 22 letras do alfabeto hebraico e as 10 emanações chamadas de Sefirot.



GNOSTICISMO
O que é - Gnose é um tipo especial de conhecimento, uma espécie de saber profundo. Ligado à história do cristianismo, o gnosticismo possui elementos pagãos e outros sincretismos.
Principal texto - Escrito por volta do séc. 2, o Pistis Sophia relata os ensinamentos de um Jesus ressuscitado aos apóstolos.
Principal patriarca - Para os gnósticos, Jesus Cristo é o maior mestre de todos os tempos, mas não é considerado o próprio Deus.
Entidade máxima - O Absoluto. Num conceito próximo ao do Ein Sof, Ele também tem emanações, conhecidas como "Æons"




SUFISMO
O que é - A palavra remete à ideia de pureza. Enquanto o islã crê no encontro com Deus após a morte, o sufismo defende essa possibilidade ainda em vida, por meio de uma experiência mística, chamada irfan.
Principal texto - Escrito no século 11 pelo sábio persa Hujwiri, o Kashf al Mahjub ("Revelando o Velado") discute os principais conceitos sufistas.
Principal patriarca - O profeta Maomé teria transmitido os ensinamentos sufistas àqueles que poderiam experimentar um encontro com Alá.
Entidade máxima - Seguindo a tradição islâmica, Alá é o único Deus, embora tenha uma coleção de nomes, assim como acontece na cabala.

RAJA IOGA

O que é - Originado no hinduísmo, o raja ioga ("ligação", em sânscrito) também está presente no budismo e consiste em disciplinas mentais muito além das práticas mais conhecidas no Ocidente.
Principal texto - Os textos hindus conhecidos como Ioga Sutra explicam os meios de atingir o Samadhi, que seria a união completa com Deus.
Principal patriarca - Não tem. Entretanto, uma figura histórica importante é Patañjali, autor dos Yoga Sutra e de outros textos filosóficos.
Entidade máxima - Brahman é para o Ioga a Realidade Eterna, Infinita, Imutável, Origem e Identidade de tudo o que há no Universo.



ZOROASTRISMO
O que é - Misticismo surgido na antiga Pérsia, baseado nos ensinamentos de Zaratustra. Dizem que os iniciados detinham o conhecimento místico necessário para dominar as forças da natureza.
Principal texto - Chamado Gathas, traz versos que exploram a essência divina da Verdade, da Mente Sadia e do Espírito de Justiça.
Principal patriarca - O profeta Zaratustra (ou Zoroastro) viveu em algum momento entre os séculos 16 e 10 a.C. e teria sido o autor do Gathas.
Entidade máxima - Chamado por Zaratustra de "o Deus não criado", por 

ser a origem de tudo, Ahura Mazda é onisciente, mas não onipotente.



TAO
O que é - Profundamente dualista, o tao prega o caminho do equilíbrio entre os eternos opostos. Viver em harmonia, agindo com sutileza por meio do "não agir" (wu-wei), seria a chave para atingir o Tao.
Principal texto - O Tao Te Ching ("Livro do Caminho e da Virtude") serviu de inspiração não só para o taoismo, mas também para o zen-budismo.
Principal patriarca - Autor do Tao Te Ching, o reverenciado Lao Tsé (o nome significa Velho Mestre) é envolto em mistérios. 
Entidade máxima - Verdadeira natureza do Universo, o Tao o precede e o abarca completamente. Não personificado, confunde-se com o próprio Caminho.


Fonte: Superinteressante